Educadores do Bem promovem carnaval criativo na Vila Progresso

03 projetos para quem adora ajudar crianças
3 projetos sociais para quem ama ajudar crianças e jovens
fevereiro 2, 2018
Projeto Vila em Progresso é selecionado por edital do MRV
março 28, 2018

O Maesp estendeu sua rede de voluntários com a chegada dos “Educadores do Bem”. No mês de fevereiro, foram recebidos no projeto um  grupo de mais de vinte colaboradores.  A equipe foi formada para intensificar as ações na Vila Progresso, de modo a criar um calendário de atividades frequentes, educativas e empoderadoras para as crianças e os jovens da comunidade.

A diversão do carnaval

Como primeiro contato do grupo com a comunidade, foi promovido um dia de recreação e brincadeiras com a temática do Carnaval. O baile da Vila Progresso aconteceu no dia 17 de fevereiro, na quadra de esportes do bairro. Na ocasião, houve ações de recreação e interação entre os voluntários e os moradores. A criatividade foi incentivada por meio de oficinas de máscaras, colagens e pinturas.

A voluntária Samara Becker atua com planejamento de ações no Maesp e é responsável pelo recebimento e a integração dos Educadores do Bem. Ela explica que o grupo vai ser responsável pelo desenvolvimento, a integração social e a democratização da cultura e da informação para os jovens e crianças da Vila Progresso. Sobre a ação do dia 17, ela comenta que a iniciativa foi um sucesso tanto para a comunidade quanto para o grupo de voluntários. “As crianças ficaram super empolgadas e os Educadores do Bem saíram bastante sensibilizados e empolgados para trabalhar”, relembra.

Devido ao sucesso da ação do sábado (17), alguns educadores resolveram prolongar o clima de interação e diversão no domingo. No dia 18, dois voluntários voltaram à Vila Progresso para promover uma atividade de experimentos científicos junto com as crianças e os jovens.

Os Educadores do Bem

A médica Luciane Amaral é uma das voluntárias que entrou para o time dos Educadores do Bem e esteve no bairro no dia 17. Ela define o encontro como uma experiência única. “Neste país cheio de situações de insegurança e desgosto, eu vinha presa num estado de pessimismo. Mas ao conhecer as crianças e o local, imediatamente me senti reconectada com o que realmente importa na vida”, compartilha Luciane. Ela ainda se diz ansiosa para visualizar o grupo crescendo e se desenvolvendo junto às crianças e transformando o ambiente ao redor.

Depois do primeiro contato com a comunidade, foi estabelecida a grade de atividades, aulas e oficinas que serão realizadas ao longo de 2018. Os conteúdos são diversos, desde aulas de inglês até reflexões sobre autoconhecimento, saúde e direitos humanos.

Texto: Amanda Moura

Veja mais fotos do carnaval da Vila Progresso:

 

1 Comentário

  1. […] Educadores do Bem promovem carnaval criativo na Vila Progresso […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *