MAESP - Desde 1962

Conheça nossa história

MAESP é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 50 anos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Por meio de projetos e ações alinhados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), proporcionamos oportunidades de crescimento para crianças e adolescentes e oferecemos aos financiadores e patrocinadores a segurança para doar e direcionar seus impostos, de acordo com as diretrizes das leis de renúncia fiscal.

Atualmente, atendemos centenas de crianças e adolescentes através dos projetos Minha Casa e Vila Progresso e temos três novos projetos aptos a receber doações do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.

Em 1962, o Brasil vivia um contexto político de transição entre a renúncia de Jânio Quadros e o governo populista de João Goulart (Jango). Iniciava a ascensão da influência militar no país. Nesse contexto, em 25 de janeiro, um grupo de mulheres da sociedade civil iniciou um movimento filantrópico com a finalidade inicial de prestar atendimento a encarcerados, egressos e seus familiares.

Essas mulheres prestavam serviços religiosos na Penitenciária Feminina da Capital (Carandiru) e atenderam aos pedidos de mães que estavam no regime prisional e se preocupavam com a necessidade de amparo aos seus filhos. Surgia assim o Movimento de Assistência aos Encarcerados do Estado de São Paulo.

Posteriormente, a organização passou por mudanças na abrangência e em sua proposta, sendo atualmente voltada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Já em 1962, o programa Minha Casa abriu as portas para crianças e jovens com idades entre 0 e 17 anos em um ambiente saudável e o mais acolhedor possível. Desde então, o MAESP se especializou em acolher, oferecer suporte e incentivar o desenvolvimento.

Além do foco na acolhida, durante seus anos de história, o MAESP estabeleceu laços com a comunidade paulistana. A organização presidiu doze edições da Festa das Nações de São Paulo, na Júlio Prestes, e organizou jantares beneficentes que visavam o desenvolvimento sustentável da cidade.

O ano de 1999 marcou a ampliação da abrangência do MAESP, com a inclusão de serviços de assistência moral, cultural, jurídica e educacional. Em 2005, passou a ser oficialmente reconhecido como Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.

Os últimos anos têm sido um período de grandes transformações e novos desafios. Em 2016, a tríade de missão, visão e valores foi modernizada e 2017 abriu as portas para uma nova gestão e novos projetos. O projeto da Vila Progresso ganhou forma e se firmou como um agente na democratização de educação e cultura na comunidade da Zona Leste. Também foram aprovados os projetos Change Makers, Conectados à Vida e Colorindo & Arte. Atualmente, o MAESP está firmado em três áreas de atuação: Social, Cultural e Esportiva.

O percurso que a organização traçou até o momento foi sempre baseado na inovação e na dedicação, unindo a constante vontade de proporcionar transformação em vidas repletas de potencial com a modernização necessária para continuar crescendo e alcançar cada vez mais histórias.

Envolva-se

Ajude a construir o futuro do MAESP